Regras para o dia do casamento que você deveria seguir

Regras para o dia do casamento que você deveria seguir

Certifique-se de que seu casamento seja o mais tranquilo possível com este cronograma do dia do casamento, conselhos de especialistas e um modelo que você pode usar para criar sua própria programação.

Não incluiremos produtos de terceiros nesta página, mas vamos ajudá-lo a navegar com indicações para que possa aproveitar os maiores momentos da vida.

Quando se trata de seu casamento, o momento certo é tudo! É por isso que criar uma linha do tempo para o dia do casamento é absolutamente vital – mesmo atrasar alguns minutos pode tirar o dia dos rumos (e irritar seus convidados).

Lembre-se de que o cronograma de casamento de cada casal será exclusivo para o dia do seu próprio casamento e depende de fornecedores, locais, famílias e muito mais, portanto, trabalhe do zero ao criar seu próprio cronograma para o dia do casamento. (Veja a dica nº 2!)

Dito isso, existem alguns segredos testados e aprovados na linha do tempo do dia do casamento que, se seguidos, ajudarão o seu grande dia a correr como um relógio.

Confira essas dicas sobre como criar um cronograma para o dia do casamento.

1. Pense na logística única do seu casamento.

Há várias decisões que você precisa tomar antes de começar a criar o cronograma do dia do casamento.

Se você puder responder a essas perguntas, provavelmente está pronto para começar a criar sua programação de casamento!

Você vai se preparar no local da cerimônia ou em outro lugar (como um hotel com um bloco de quartos reservado para você e seus convidados)?

Sua cerimônia de casamento e recepção são em locais diferentes? Nesse caso, você terá que levar em consideração o tempo de viagem no cronograma do casamento.

Você fornecerá transporte para os membros e/ou convidados da sua festa de casamento? Nesse caso, isso pode tornar a viagem um pouco mais tranquila e rápida.

Você está planejando dar um “primeiro olhar” e fazer fotos antes da cerimônia? Ou você prefere esperar até a hora do coquetel para fazer retratos de casal e grupo/família?

Você quer tirar a primeira olhada ou retratos de casamento em um horário específico (ou seja, “hora de ouro”, a última hora de luz antes do pôr do sol)?

Quanto tempo vai durar a sua cerimônia? Isso exigirá uma discussão com o seu oficial e, cerimônias exaustivamente grandes podem entediar seus convidados, portanto vale a pena estabelecer um horário.

Normalmente uma cerimônia de casamento dura cerca de 30 minutos, algumas cerimônias religiosas podem demorar mais (por exemplo, se você estiver tendo uma missa religiosa completa).

O seu coquetel acontecerá entre a cerimônia e a recepção ou antes da cerimônia?

Você terá uma linha de recebimento?

O local da recepção tem toque de recolher ou restrições de ruído, o que significa que você terá que encerrar a recepção em um horário específico?

O cronograma de sua recepção de casamento será mais restrito se você tiver que encerrar a festa em um horário predeterminado.

Você está fazendo uma primeira dança, danças de pais (como a dança de pai e filha e/ou dança de mãe e filho) ou outras danças cerimoniais em sua recepção?

Quantas torradas você vai querer? Você vai fazer um corte de bolo?

Você fará o lançamento do buquê, lançamento da liga ou outras atividades de pista de dança (jogo de calçados , etc.)?

Quanto tempo está incluído nos contratos de seus fornecedores? Por quanto tempo seus fotógrafos (DJ/banda, cinegrafista, etc.) estarão presentes no seu casamento?

Você está dando uma festa pós-festa ou festas? Onde isso acontecerá e como os convidados chegarão lá?

2. Comece o cronograma do casamento do zero.

Cada casamento é diferente, portanto, copiar um modelo de cronograma de casamento que você encontrou na Internet, palavra por palavra, provavelmente não vai funcionar no seu grande dia (é claro que você pode usar esses modelos como inspiração!).

Comece do zero e use o horário da cerimônia como ponto de partida.

Faça uma lista de todos os eventos (preparação, sessões de fotos, coquetel, primeira dança) que precisam acontecer antes e depois da cerimônia e, em seguida, determine quanto tempo cada um deles levará.

Você pode então começar a planejar a agenda do dia do casamento de acordo.

Confira o exemplo de cronograma do dia do casamento abaixo como um guia (mas, novamente, não copie isso literalmente para o seu casamento, apenas use-o como um guia geral para ter uma noção de quanto tempo determinados eventos geralmente levam):

Amostra do cronograma do dia do casamento

3. Comece cedo. Tipo, muito, muito cedo.

Vamos encarar os fatos, seu casamento vai ser um dia longo (mas incrível!).

E não existe tal coisa como começar o processo de preparação muito cedo – principalmente se você estiver planejando tirar fotos antes da cerimônia.

Se sua cerimônia começar às 16h, por exemplo, recomendamos começar a se preparar por volta das 9h.

Sim, pode parecer insano começar tão cedo para um casamento à noite, mas saiba que pode levar 90 minutos (ou mais!) para uma noiva fazer o cabelo e a maquiagem.

E se suas damas de honra também estão fazendo o cabelo e a maquiagem profissionalmente, isso adiciona ainda mais tempo à equação.

E uma sessão inteira de retratos, incluindo retratos de casais e fotos de família, provavelmente também levará mais de uma hora.

Adicione mais tempo se estiver planejando tirar retratos em locais diferentes!

Então, sim, começar o dia do seu casamento o mais cedo possível é uma ótima ideia e da qual você provavelmente não se arrependerá (mesmo que isso signifique interromper o jantar de ensaio um pouco mais cedo para fechar os olhos!).

4. Converse com os especialistas em planejamento de casamento.

Os planejadores de casamento e gerentes de eventos do local são geralmente as fontes de referência para ajudá-lo a criar o cronograma “oficial” do dia do casamento.

Eles terão uma boa ideia de como planejar o dia com base em sua experiência e saberão como ajustar sua visão para se adequar à realidade do tempo.

Você também vai querer falar com seus outros fornecedores para saber quanto tempo eles precisarão para configuração e preparação, de forma que você possa agendá-los de acordo e dar-lhes tempo suficiente para concluir suas tarefas.

5. Adicione alguns buffers …

Haverá alguns pequenos (mas importantes) detalhes que você pode esquecer de incluir na linha do tempo do seu casamento – incluindo tomar o café da manhã (superimportante!), assinar a licença de casamento e muito mais.

O planejador de casamentos, cerimonialista ou gerente de eventos do local deve saber o que são e pode ajudá-lo a agendá-los, mas certifique-se de que sua agenda permite muito tempo para reserva.

Se houver algum meio de transporte envolvido (para a cerimônia ou da cerimônia para a recepção), certifique-se de permitir pelo menos 15 minutos de reserva no caso de trânsito inesperado ou outros atrasos.

Você ficará feliz por ter planejado com antecedência!

6.… mas não no convite.

Se você está preocupado com o atraso de seus convidados, pode ser tentador colocar um horário de início da cerimônia mais cedo em seu convite para garantir que todos cheguem na hora – ou mais cedo.

Nosso conselho: Resista. O. Urgir. Seus convidados ficarão irritados se chegarem “na hora” e precisarem esperar mais 15 minutos ou meia hora para a cerimônia começar (ainda mais se vocês estiverem atrasados!).

Em vez disso, inclua 5-10 minutos adicionais no horário de início da cerimônia para dar a todos a chance de encontrar seus lugares e se acomodarem.

Além disso, certifique-se de ter recepcionistas à disposição para direcionar os que chegarem atrasados ​​a seus assentos no momento apropriado após o início da cerimônia.

7. Lembre-se de seu fotógrafo e cinegrafista.

Pacotes de fotografia de casamento geralmente incluem o número de horas que seu fotógrafo e cinegrafista trabalharão no dia do seu casamento – isso é muito importante.

Se você quiser que seu fotógrafo fotografe todo o dia do casamento – incluindo você e sua equipe se preparando – você precisará pagar por pelo menos oito horas de cobertura, e isso pode não levar seu fotógrafo até o final da recepção.

Pense em quanto tempo você tem com seu fotógrafo e cinegrafista e quando gostaria que eles começassem e terminassem as filmagens no seu grande dia.

Se você pagou por menos oito horas, precisa ser estratégico sobre quando seu fotógrafo vai começar e terminar e decidir se é mais importante para ele fotografar suas atividades de preparação ou a despedida do diamante no fim da noite. Se desejado, é claro!

8. Não faça os convidados esperarem para comer.

Mesmo que os convidados do seu casamento provavelmente tenham acabado de aproveitar o coquetel, você não deve fazê-los esperar muito antes de o jantar ser servido (para que não fiquem com fome !).

Ninguém é obrigado a marcar um horário, mas cumprir este horário se marcado for é respeitosamente educado, certamente você não irá gostar de passar o resto de seu vida esperando seu(ua) noivo(a) chegar em casa atrasado(a)..

O jantar deve ser servido no máximo de meia hora a 45 minutos após o início da recepção.

A maneira como você serve sua refeição é com você e seu fornecedor e/ou local – mas pense em como você programa a refeição, os brindes e a parte de dança da noite.

Você vai escalonar os cursos e permitir intervalos de dança entre eles? Ou sirva a refeição inteira primeiro e depois comece a dançar?

9. Distribua amplamente o cronograma do dia do casamento.

A linha do tempo do dia do seu casamento deve ser formatada de forma clara e fornecida a todos os seus fornecedores, incluindo seu fornecedor, fotógrafo, cinegrafista, DJ ou líder de banda, músicos de cerimônia, cabeleireiro, maquiador e muito mais, bem como quaisquer VIPs (membros da família, festa nupcial, etc.) na semana do casamento.

Dessa forma, todos sabem onde devem estar e quando. Certifique-se de enviar por e-mail ou mensagens instantâneas a linha do tempo para seus fornecedores alguns dias a uma semana antes do seu casamento e tenha cópias impressas da linha do tempo também.

No dia do seu casamento, o planejador do casamento ou gerente de eventos deve ser o “guardião da linha do tempo”, garantindo que as coisas estejam correndo bem, mas também recrutar um membro da família ou da festa de casamento, como a madrinha de casamento e padrinho, para ficar de olho no relógio e fazer cumprir o cronograma.

10. Primeira noite do casal juntos após a cerimônia de casamento.

De acordo com algumas escrituras e textos antigos, os noivos compartilham um copo de leite com sabor de açafrão, erva-doce ou condimentado para repor as energias, após os cansativos rituais de casamento.

Este leite também é considerado como um afrodisíaco, o que pode garantir que os noivos desfrutem da primeira noite juntos, portanto é melhor avaliar uma bebida bem revigorante.

A reclusão total do casal em um quarto fechado é um ato público esperado que, simboliza seu novo status de marido e mulher na formação de uma nova família.

Visto que este ato, mais do que qualquer outro, significa que eles estão realmente casados, é necessária uma consciência pública de sua partida, sendo atestada por testemunhas ao se despedirem em seu veículo feliz e estilizado.

Alguns seguem o seu destino para um quarto de hotel, mas imagine a surpresa para o casal ao receber de presente as chaves com a escritura e localização de seu novo apartamento que, estará mobiliado a espera do casal.

Realmente nada melhor do que passar a sua noite de núpcias em algo que é seu, um lugar onde você irá projetar a sua vida, o seu futuro e a sua família, por isto em primeiro lugar é fundamental consultar a Ideal Corretora de Imóveis, para que tudo esteja pronto neste grande momento.

Ideal Corretora de Imóveis
Av. Cesário Alvim, 818, Edifício 2000, 4° Andar, sala 414, Uberlândia MG
Fone/Fixo: (34) 3255-5375
Fone/WhatsApp Corretor: (34) 9 9289-2112
Fone/WhatsApp Administração: (34) 9 9983-3757
Fone/WhatsApp Corporativo: (34) 9 9632-6861
Fone/WhatsApp: (34) 99322-8996
Fone/WhatsApp: (34) 98839-9810
Fone/WhatsApp: (35) 99854-2423
E-mail: sac@idealcorretoradeimoveis.com.br

Participe da Discussão

Comparar Listas

Comparar
WeCreativez WhatsApp Support
Tem alguma dúvida?
👋 Olá, como posso ajudar?